O Ambiente de Contratação Regulado (ACL) é uma relevante estratégia  para a redução dos custos de energia para as empresas dos mais variados setores de produtos e serviços. Com a pandemia do Coronavírus surgiram diversas dificuldades para o mundo empresarial, tais como: instabilidade, incertezas econômicas e políticas, queda na atividade industrial, comércio e varejo em stand by, redução do PIB, diminuição no consumo de energia, entre outras.

Em um contexto de normalidade, as empresas já enfrentam, pelos mais diversos motivos, grandes desafios e precisam se reinventar, a todo instante, buscando novas alternativas.

Contudo, mesmo em tempos difíceis e de incertezas, podem surgir grandes oportunidades em diversos setores, inclusive, conjunturais. No setor elétrico, não é diferente. Nesse artigo vamos tratar, especificamente, do ACL (Ambiente de Contratação Livre).

Temos ciência que a energia elétrica é um insumo de extrema importância para a indústria e outros setores da economia, como o Varejo, por exemplo.  Tal insumo, inclusive, reflete na competitividade das empresas. As organizações buscam, incansavelmente, a minimização dos seus custos e, consequentemente, a maximização dos seus resultados.

Como o Mercado Livre pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos de energia?

O mercado livre de energia se apresenta para as organizações, dos mais variáveis segmentos, como uma excelente opção em termos de redução de custos com energia. Historicamente, os consumidores de energia que estão no mercado livre tiveram condições mais favoráveis do que os consumidores que estão no mercado cativo.

Nesse momento de maior dificuldade empresarial, em função da pandemia, percebemos claramente uma redução do consumo de energia. Esse fator, aliado às boas condições de afluências, nos apresenta uma redução nos preços de energia no ACL, trazendo excelentes oportunidades de contratação de energia e, consequentemente, favorecendo ainda mais a migração das empresas para o ACL.

Portanto, além do benefício da redução de custos, as empresas que migrarem para o mercado livre poderão negociar, bilateralmente, os seus contratos de energia, terão previsibilidade orçamentária e também terão a possibilidade de alocar a energia contratada entre as suas unidades de consumo, caso tenha outras unidades. Destacamos, inclusive, que os consumidores livres não são submetidos à aplicação de bandeiras tarifárias.

As empresas que estiverem sendo preparadas desde já e aproveitarem as oportunidades, certamente estarão numa condição muito melhor, em um futuro breve, e assim poderão permanecer.

Nosso time de especialistas é quem torna a Ecom Energia uma referência no setor. Temos como premissa a entrega de resultados expoentes para os nossos clientes. A diferença está na nossa energia!

Gostaria de aproveitar essas oportunidades e benefícios que o mercado livre oferece? Fale com a Ecom Energia para elaborar um estudo de viabilidade.